quinta-feira, 9 de julho de 2009













6º Relatório
Curso Gestar II
Local: Escola Estadu
al Joaquim Felício dos Santos
Data – 02/07/09

Devido ao acumulo de sábados letivos nas escolas diamantinenses, no dia 04/07/09, com autorização da coordenação do gestar II desta cidade, optamos por uma aula na 5ª feira à noite data acima citada.
Infelizmente alguns problemas tecnológicos impediram que eu trabalhasse com uma mensagem reflexiva que havia preparado e com o slide sobre gêneros e tipos textuais.
Mas trabalhamos o conteúdo sem o multimídia e com o texto “AMoça Tecelã” a turma foi dividida em grupos que com a criatividade de todos, transformaram o texto em excelentes trabalhos de vários gêneros.
O avançando na prática foi como sempre surpreendente, pois mesmo a maioria optando para trabalhar descrição, surgiram trabalhos surpreendentes como:
Ø Dinâmica usando os cinco sentidos.
Ø Dinâmica de embalagens com vários objetos.
Ø Exploração de textos e figuras, no injuntivo foram trabalhadas receitas culinárias e a revista recreio.
O cursistas usaram como sempre a forma criativa de lapidar as sequências tipológicas.
Divida a sala em dois grupos, fechamos a TP3 com o texto de Jô Soares, através de um debate objetivo, onde seria ou não uma produção aquele texto? Os argumentos de ambos os grupos foram decisivos.
Pelos relatos, a realização da TP3 foi de suma importância no desenvolvimento escolar.
5º Relatório
Curso gestar II
Local – Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos
Data 20/06/2009


Como havíamos agendado, às 8:00 hrs da data acima citada, aconteceu a nossa aula e a primeira oficina com os professores cursistas, mas alguns usam o transporte rural que infelizmente atrasou.
Renata e eu decidimos então unirmos as turmas. Encaminhamos os cursistas para a sala em que eu estava, onde foi apresentado o slide sobre gêneros textuais, o qual teceu vários comentários.
Fizemos a dinâmica do envelope com diferentes gêneros textuais, e cada grupo apresentou seu trabalho com ótimos resultados. Como a discussão foi longa e produtiva, optamos por uma oficina bem objetiva, onde alguns cursistas apresentaram o gênero trabalhado e os que haviam escolhido, o mesmo complementava. A maioria optou pelos trabalhos de autobiografia, elaborados com a criatividade dos cursistas e desenvolvidos por alunos de diferentes níveis, abrangeu da turma do PAV até as turmas regulares de nível 01.
Segundo os relatos, foi um trabalho onde alguns alunos elevaram sua auto-estima, além do exercício da leitura e da escrita, que encontrava-se escassa por parte de muitos alunos.
Mesmo com o pouco tempo todos os trabalhos foram de grande valia, mostrando o potencial de cada cursista e seu perfil de transformar algo simples em jóias valiosas.