sábado, 16 de janeiro de 2010

Autoavaliação




Atualmente, vive-se uma crise civilizatória que ameaça a educação brasileira levando a um momento de reflexão onde é mister parar,pensar e olhar em volta para salvar a educação moderna do tradicionalismo radical
e atender as demandas sociais trabalhando a realidade do educando de forma atraente.

Eis que surge o GESTARII, um curso adequado à mudança metodológica, com material de excelente qualidade e que nos permite sanar falhas nas transposições didáticas, ou até mesmo na política pedagógica.

Esta dádiva que recebi foi muito gratificante,onde conheci e convivi com pessoas super qualificadas como:A professora Tamar, meus colegas formadores e cursistas participantes da abertura de um novo horizonte em minha jornada.

Trabalhando com língua portuguesa sabemos que a arte de ler e escrever è tão sublime e delicada quanto de um ourives, pois polir as palavras é dar voz aos sentimentos.E o GESTARII retrata essa arte de forma descontraída.

Meus cursistas são pessoas comprometidas, responsáveis criativas e dedicadas o único problema que eles sempre reclamam é o tempo, pois na verdade é muito curto.

Vejo neste curso uma luz que brilha como o sol levando seu raio de conscientização a cada professor para refletir sobre a sua transposição didática.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010






16ºRelatório




Curso GESTAR II 12/12/2009
Disciplina Língua portuguesa
Oficina TP 06 Unidades 23 e 24.
E.E. Joaquim Felício dos Santos Diamantina MG.
Professora-formadora Rosilene Fernandes de Oliveira


Iniciamos nossa oficina com uma mensagem reflexiva cujo tema foi mensagem de final de ano com objetivo de agradecer a Deus pela nossa conquista e pedir perdão pelas nossas falhas.

Mais uma vez o destaque do avançando na prática ficou nas mãos das cursistas da E. E. Ayna Torres que trabalharam com um vocabulário diferenciado envolvendo desde a arquitetura como :“Sem Eira Nem Beira” até as gírias mais recentes como:” É a treva”foi uma discussão envolvente e segundo relato de alguns cursistas foi uma atividade que despertou grande interesse nos alunos ,pois muitos falavam gírias sem perceber que tudo isso envolve um grupo e varia de acordo com a região que mora local onde freqüenta idade em que se encontra ou seja o grupo social que cada um pertence.

Achei interessante o relato da cursita Wanderléia segundo ela escolheu propositalmente a turma 04 devido ser uma turma mais madura e terem o hábito de usarem algumas gírias então pôde concluir o seu relatório” Que a aula foi massa porque a turma mandou bem.”



15º Relatório

E. Municipal Caio Líbano Belo Horizonte MG
Data 23 e 24/11/2009
3ª etapa CURSO GESTAR II
Oficina de Avaliação
Professora formadora Rosilene Fernandes de Oliveira.

Foi um encontroo gratificante como todos os outros, onde aprendi muito com meus colegas formadores e a nossa coordenadora Tamara Rabelo, uma pessoa que nos transmitiu segurança, não só no momento da avaliação, mas no decorrer do curso em execução.
As apresentações foram excelentes, demonstravam segurança no seu trabalho.
Tivemos o privilégio da visita da diretora do programa, Maria Céila Basques Moura que nos ouviu gentilmente e prometeu verificar soluções para alguns problemas questionados.
Algo que achei interessante foi a presença de quase todos os formadores após a finalização do curso, mesmo cansados, os formadores só decidiram sair da sala, quando a nossa formadora saiu.
O curso para mim foi e está apresentando momentos de credibilidade e superação.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010



14º Relatório

curso GESTARII 14/11/2009
Disciplina Língua Portuguesa
Oficina livre avaliação e apresentação de projetos.
E. E. Joaquim Felício dos Santos Diamantina MG
Professora –Formadora Rosilene Fernandes de Oliveira

Devido à praticidade na apresentação dos projetos juntamos as turmas, considerando também a interdisciplinaridade e o andamento de projetos por escolas.

Iniciamos com uma mensagem bem descontraída a seguir os cursistas apresentaram seus projetos.
A primeira escola a apresentar foi a E.E. Caldeira Brant com o projeto Semeando no qual eu tive a oportunidade de participar da culminância foi um excelente projeto com teatro, varal de poesias, declamações de poemas, danças diversificadas e etc.

As cursistas daE. E. Ayna Torres comentaram sobre seu Projeto “Meio Ambiente e Ética” também um excelente projeto coerente ao livro didático.

Outro projeto interessante é o intercâmbio cultural da Escola Ayres da Mata Machado de Gouveia com a Gabriela Neves onde cada turma lê o livro dos escritores de sua terra e trocam as correspondências.
A maioria dos projetos está em desenvolvimento e alguns devem concluir junto com o curso segundo relato de alguns cursistas.