segunda-feira, 19 de abril de 2010
18º Relatório
Curso GESTAR II 27/03/2010
Oficinas Unidades 3 e 4 TP1, e unidade 5 e 6 TP2.
E. E. Joaquim Felício dos Santos – Diamantina – MG
Professora formadora Rosilene Fernandes de Oliveira
Após um pensamento reflexivo, assistimos o slide sobre variações lingüísticas, onde surgiram vários comentários sobre o mesmo.
O ensino da língua é algo gostoso de trabalhar, porém complexo na sua diversidade.
Os cursistas desenvolveram atividade interessantes nesta unidade, desde um dicionário de gírias até a Intertextualidade nos livros de contos infantis.
Nesta oficina desenvolvemos a atividade composta da página 172 TP1, resultando em excelentes trabalhos, onde cada grupo elaborou seu plano de aula e as seguintes propostas de produções de textos:
“O poder da língua no cotidiano.”
“Língua no sentido literal e figurado.”
“Língua como forma construtiva e destrutiva.”
Fechamos a unidade com o filme “O matuto no cinema”
Após assistirmos ao filme The wall (Pink Floyd) fizemos as nossas reflexões sobre o ensino das três gramáticas e concluímos que a gramática normativa deve ser cobrada apenas na escrita. Pois agindo assim não desprezamos as outras.
Houve uma discussão dos professores sobre a forma dos alunos estarem chegando ao 6º ano sem serem alfabetizados e acreditam que o sistema deveria rever esta questão.
Alguns professores apresentaram o avançando na prática, que foi desde frases nominais até as notícias de jornais.
Professora formadora Rosilene Fernandes de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário